Fundada em 2018, a CRIAR SPACE SYSTEMS faz parte de um conglomerado de empresas, denominado GRUPO CRIAR.
O GRUPO CRIAR tem mais de 30 anos de experiência dedicados ao desenvolvimento de soluções e sistemas inteligentes aplicados às áreas de trânsito, transporte, segurança, educação a distância e comunicação.
Com sede própria em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, e desde 2017 também em Portugal, o GRUPO CRIAR nasceu da primeira incubadora de empresas do Brasil, a Parq-Tec, e foi pioneiro na criação de provedores de internet no país, no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento dos processos que envolvem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principalmente a divisão equitativa dos Exames Médicos e Avaliações Psicológicas e o monitoramento de aulas teóricas e práticas, no desenvolvimento de aplicativos de prestação de serviços à população e na educação a distância relacionada ao trânsito.
Com mais de 160 (cento e sessenta) Colaboradores, escolhidos por seu comprometimento, competência e responsabilidade, o GRUPO CRIAR, desde 2010, ampliou seus negócios lançando sua fábrica onde começou a desenvolver e montar hardwares associados aos softwares que comercializa, especialmente para os Sistemas e-TÉORIKA (Monitoramento de Aulas Teóricas), e-PRÁTIKA (Monitoramento de Aulas Práticas) e EVE (Exame Veicular Eletrônico).
Da experiência em aliar hardware e software e do sonho antigo de seu Diretor, o GRUPO CRIAR fundou a CRIAR SPACE SYSTEMS, empresa que atua no desenvolvimento de produtos e sistemas para a área aeroespacial, tais como: Antenas Direcionais Automáticas (ADAs), CubeSats e aplicações que possibilitam o monitoramento por meio dos dados fornecidos por esses produtos.
Disponibilizar tecnologia e know-how para apoiar diversos tipos de projetos de monitoramento como, por exemplo, projetos para detecção de focos de queimadas, zoneamentos agroclimáticos, estudos de comportamento térmico de paisagens e mapeamento de secas e inundações. Além de projetos ambientais e climáticos, aplicações como um contador de cabeças de animais (gado) poderão ser desenvolvidas.
Manter-se no estado da arte com relação às tecnologias para comunicação com os diferentes tipos de satélites.